Leonardo Affonso de Miranda Pereira

Leonardo Affonso de Miranda Pereira is Associate Professor at the Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Department of History. He has a B.A. in Social Sciences and a Master’s Degree and a PhD in Social History by the Universidade Estadual de Campinas. He is the author of  O carnaval das letras. Literatura e folia no Rio de Janeiro do século XIX (2004); As Barricadas da Saúde. Vacina e protesto popular no Rio de Janeiro da primeira república (2002) e Footballmania. Uma história social do futebol no Rio de Janeiro (2000). Currently he is investigating the recreational associations in the early 20th century Rio de Janeiro, focusing the multiple collaborative networks and the resulting differences among them.

Publicações disponíveis / Publications available:

DE MIRANDA PEREIRA, L. “The Flower of the Union: Leisure, Race, and Social Identity in Bangu, Rio de Janeiro (1904-1933)”.  Journal of Social History (Fall 2012) 46 (1): 154-169. http://jsh.oxfordjournals.org/content/46/1/154.full

lampereira@gmail.com

Leonardo Affonso de Miranda Pereira

Leonardo Affonso de Miranda Pereira é professor associado do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.  Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, com mestrado e doutorado em História Social pela mesma universidade. É autor dos livros O carnaval das letras. Literatura e folia no Rio de Janeiro do século XIX (2004); As Barricadas da Saúde. Vacina e protesto popular no Rio de Janeiro da primeira república (2002) e Footballmania. Uma história social do futebol no Rio de Janeiro (2000). Atualmente pesquisa o associativismo recreativo dos trabalhadores no Rio de Janeiro dos primeiros anos do século XX, como foco nas múltiplas redes de solidariedade e diferenças dele resultante.